Blog

03/11/2020

Segundo imóvel: quando vale a pena investir?

Está considerando comprar um segundo imóvel, mas não tem certeza se vale a pena? Tudo bem, essa é uma dúvida bem comum. Afinal, a compra de um imóvel requer um bom investimento financeiro. Por isso, precisa ser bem pensada, para evitar escolhas equivocadas e arrependimentos futuros. 

Sendo assim, é normal ter esse tipo de questionamento. No entanto, existem algumas pontos sobre os quais você pode pensar para chegar a uma conclusão para essa pergunta. Então, quer saber quais são eles e como descobrir se chegou a hora de investir no segundo imóvel? Continue com a gente que abaixo contaremos tudo o que você precisa saber!

Por que você deseja comprar um segundo imóvel? 

Existem alguns motivos pelos quais considerar a compra do segundo imóvel. Entre os mais comuns estão: ter um imóvel de lazer, dar para um filho ou simplesmente para ter como investimento. 

Enfim, todas essas opções são válidas, mas cada uma delas requer considerações diferentes. No caso de um imóvel de lazer, por exemplo, é preciso pensar sobre com que frequência você irá usá-lo. Assim como seus custos com manutenção. 

É importante fazer isso para que o imóvel não acabe gerando prejuízo. Ou ainda, para que você pense em alternativas como a da propriedade fracionada, onde você pode alugá-lo nos períodos em que não estiver usando

Ou seja, independente da sua motivação, é de extrema importância avaliar as particularidades do imóvel. Além de, claro, analisar o quanto você irá gastar com ele, como isso impactará o seu orçamento e quanto retornará para você a médio/longo prazo (caso não se trate de um presente). 

Qual a situação do primeiro imóvel? 

Como comprar o segundo imóvel sem ter terminado de pagar o primeiro? Trata-se de uma situação complicada, certo? Por isso, esse é outro ponto que você precisa avaliar. Como está a situação do seu primeiro imóvel? Você o comprou à vista ou já terminou de quitar o financiamento? 

Nesse caso, aí sim você já pode começar a pensar em comprar o segundo. Caso contrário, tome cuidado para não entrar numa espiral de dívidas. Considere terminar de quitar o primeiro para ir em busca do segundo. Inclusive, se você financiou o imóvel anterior e conseguiu lidar bem com as parcelas, buscar algo de valor aproximado pode ser uma boa ideia para assegurar sua estabilidade financeira. 

Quais características avaliar no segundo imóvel? 

Como dissemos acima, independente do motivo pelo qual você está comprando o segundo imóvel, é preciso avaliar as particularidades dele. E pensando em te ajudar a não fazer investimentos ruins, aí vão alguns pontos para você avaliar: 

  • localização: verifique se a localização do imóvel tem potencial de valorização;
  • segurança: descubra se a região na qual o imóvel está é segura ou se ele possui um bom sistema de segurança;
  • liquidez: descubra se o imóvel em questão é fácil de ser comercializado;
  • manutenção: avalie os gastos que você terá para manter o imóvel.

Então, gostou das nossas dicas? Continue nos acompanhando por aqui! Além disso, você pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão. Ou ainda, clique aqui para conhecer nossos empreendimentos

Busca no Blog

Encontre o melhor para a sua família

Empreendimentos