Blog

25/08/2020

Comprar segundo imóvel com FGTS: é possível?

Está considerando comprar segundo imóvel com FGTS, mas não sabe se é possível usar seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço dessa forma. Tudo bem, aqui você irá descobrir! Através deste texto você poderá tirar todas as suas dúvidas sobre o uso do FGTS na compra de imóvel. Confira! 

Posso comprar segundo imóvel com FGTS? 

Como muitos já sabem, o FGTS pode ser utilizado para a compra de um imóvel. Como a lei prevê a utilização do FGTS para a aquisição da residência própria, muitas pessoas fazem uso dele para esse fim. Mas o que acontece com alguém que quer comprar segundo imóvel com FGTS? É possível fazer isso? 

Se alguém deseja utilizar seu fundo de garantia para a compra de um segundo imóvel, isso pode ser feito. No entanto, para que aconteça, é necessário que o imóvel dessa pessoa não esteja localizado na cidade em que ela trabalha ou mora, ou nas cidades vizinhas. A menos, claro, que conste na matrícula desse primeiro imóvel que a pessoa em questão tem uma participação igual ou inferior a 40% na propriedade.  

Outra exceção é para o caso dessa pessoa ter adquirido seu (primeiro) imóvel quando estava solteira ou casada com separação total de bens e com essa informação constando na matrícula da propriedade. 

Regras de saque do FGTS para aquisição de imóvel

Claro que, se você chegou a esta página, é provável que você se interesse em saber se comprar segundo imóvel com FGTS é possível. Mas precisamos também dizer que mesmo para quem deseja comprar seu primeiro imóvel, existem regras para a utilização do Fundo de Garantia. Entre as principais estão: 

  • o imóvel precisa ser para fins residenciais do titular em questão;
  • é preciso comprovar pelo menos três anos de trabalho sob o regime do FGTS;
  • não se pode ter outro financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação;
  • caso o FGTS vá ser usado para amortizar o valor das parcela de um financiamento ativo, ou para quitar o saldo desse financiamento, é necessário que os pagamentos desse financiamento estejam em dia.

Vale a pena usar o FGTS para comprar segundo imóvel?

Essa é uma pergunta que, no final, só você poderá responder. Mas existem algumas questões que podem e devem ser analisadas para obter uma resposta definitiva no seu caso. 

Por exemplo, você pode começar respondendo para si algumas perguntas como: como está o meu orçamento? Quanto da compra deste imóvel eu posso quitar utilizando o meu FGTS? É provável que este dinheiro vá me fazer falta no futuro? 

Utilizar o FGTS na compra de um imóvel pode ser uma excelente escolha. Afinal, não dá para esquecer que a compra de um imóvel é um investimento, e ela pode gerar mais retorno financeiro do que deixar esse dinheiro “parado”. Mas é preciso ponderar bem sobre suas opções para fazer a escolha mais acertada. 

Gostou de saber mais sobre esse assunto? Deseja ler outros textos como esse? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber nosso conteúdo em primeira mão!   

Busca no Blog

Encontre o melhor para a sua família

Empreendimentos