Blog

11/08/2020

Financiamento de imóvel: 3 dicas que vão facilitar o processo de aquisição

Está querendo comprar um imóvel através de um financiamento imobiliário? Pois saiba que o financiamento de imóvel é uma das modalidades de compra mais utilizadas por quem deseja adquirir uma residência. Afinal, essa é uma opção bastante viável para quem quer fazer esse investimento mas não tem condições de realizar o pagamento à vista.

No entanto, fazer um financiamento de imóvel pode não ser tão simples. É preciso se atentar para algumas questões que vão desde o planejamento financeiro à escolha do tipo de financiamento. Então, se você quiser saber como passar por esse processo da melhor maneira é só ficar com a gente! Abaixo daremos algumas dicas para te ajudar. Confira!

1. Se planeje!

Ao optar por um financiamento de imóvel você decidirá por um compromisso financeiro. Portanto, é fundamental fazer uma análise do seu orçamento antes de tomar qualquer decisão. Para isso, comece se informando com precisão sobre o total da sua renda pessoal ou familiar.

Além disso, verifique se as suas finanças estão em ordem, se há alguma dívida para você quitar, se o seu nome está limpo e quanto do seu orçamento você poderá comprometer mensalmente com o financiamento imobiliário. Pois, é importante, por exemplo, que as prestações estipuladas em contrato nunca ultrapassem 30% da sua renda mensal. 

Reunir um bom valor de entrada é outra forma de obter um financiamento mais facilmente e com valores menores de parcelas. Assim como fazer uma simulação do financiamento poderá te ajudar bastante a saber com o que você pode ou não arcar. 

2. Analise suas opções de financiamento de imóvel 

Já tem um imóvel selecionado? Então chegou a hora de descobrir suas opções de financiamento. Isso porque, pelo menos no Brasil, existem diversas linhas de crédito imobiliário. Sendo assim, cabe a você avaliá-las para ver qual é a que mais se encaixa no seu perfil.

Você pode ter a opção de usar seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para quitar parte do empréstimo, pode financiar diretamente com a construtora ou até participar de um programa do Governo Federal. 

Ou seja, são várias as linhas de crédito imobiliário em vigor no país. Logo, é preciso escolher bem qual se encaixa melhor na sua situação. Uma vez que elas podem se diferenciar não só pela taxa de juros e pelos índices adotados na correção das parcelas, como também pelos recursos oferecidos para que o empréstimo seja quitado. 

Também procure comparar as ofertas dos bancos para descobrir qual possui o melhor crédito. Nem sempre as instituições públicas oferecem a melhor taxa. Portanto, pense nisso! E quando decidir, pondere fazer uma conta corrente no banco que concederá o empréstimo. Por vezes vale a pena fazer isso para obter tarifas diferenciadas.

3. Cuide da documentação do financiamento de imóvel 

Reunir toda a documentação necessária para o seu financiamento é outro passo fundamental. Por isso, assim que você tiver as informações necessárias, e tiver decidido e definido a aquisição, comece a juntar os documentos solicitados para que não haja atrasos nesta fase de concretização da compra. 

Gostou das nossas dicas? Deseja ler mais textos como esse? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão.   

Busca no Blog

Encontre o melhor para a sua família

Empreendimentos