Blog

17/01/2020

Vai comprar um imóvel? Entenda todos os gastos que você terá

Investir na compra de um imóvel envolve algumas despesas além do valor do imóvel em si. Por isso, para adquirir um imóvel, não basta ter em mãos a quantia que será paga pelo bem. Será preciso, também, reservar o dinheiro necessário para o pagamento de todas as outras despesas que surgem durante o processo de compra. 

Mas você sabe quais são todos os gastos na compra de um imóvel? Caso não, não se preocupe! Abaixo te falaremos sobre eles. Confira!

Gastos com contratação de serviços

O primeiro possível gasto a ser considerado por quem deseja comprar um imóvel surge, na verdade, antes do início da compra. Trata-se do gasto com a contratação dos serviços de um profissional ou de uma empresa, como um corretor ou imobiliária.

Embora nem todos optem por esses serviços eles costumam ser considerados, já que oferecem diversas vantagens como: mais segurança na hora da compra, otimização do tempo de busca pelo melhor imóvel e facilitação com questões burocráticas.  

Portanto, se você pretende contratar serviços profissionais para te auxiliar na compra do seu imóvel, lembre-se de incluir a despesa com a contratação no cálculo do planejamento financeiro.


Gastos com documentação e imposto 

Outros gastos na compra de um imóvel que precisam ser colocados no papel são os custos com documentação e imposto. Sim, o ideal é ter pelo menos uma noção do quanto você precisará desembolsar com essa parte. 

Dessa forma, você evitará ter surpresas no futuro que poderão atrapalhar seu orçamento. Sendo assim, mesmo que você ainda não tenha esses valores em mãos, é importante buscar se informar e anotar quais taxas deverão ser pagas, para lembrar de contabilizar tudo posteriormente.

Por exemplo, uma das taxas que devem ser pagas na compra um imóvel é o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que é cobrado pela prefeitura. Mas além dele ainda existem outras taxas a serem pagas, como o Registro do Imóvel e a Escritura Pública. 

Portanto, se você for realizar sua primeira compra, vale se informar sobre a possibilidade de ter desconto no valor das taxas cartoriais. Ademais, normalmente o comprador assume os custos com a documentação, mas como não há legislação sobre essa parte do processo isso pode ser negociado.


Gastos extras na compra de um imóvel

Por fim, se você vai comprar um imóvel para morar, é importante pensar nas despesas mensais que você terá depois da compra, como condomínio, contas de água e luz, IPTU e outros gastos fixos.

Além disso, reserve também a quantia de dinheiro necessária para os custos com a mudança. Para concluir, se você tiver um dinheirinho sobrando, vale fazer uma reserva de emergências, ela te dará mais segurança para não passar por apertos financeiros.

Assim, sabendo todos os gastos que você terá com a compra de um imóvel, você poderá fazer um planejamento financeiro seguro e realizar uma compra mais tranquila. 


Esse texto foi útil para você? Então confira os outros que estão disponíveis no nosso blog. Aproveite também para assinar a newsletter e receber novidades em primeira mão!


Busca no Blog

Encontre o melhor para a sua família

Empreendimentos