Blog

16/03/2021

Imóvel usado como entrada: como é possível fazer isso?

A compra de um novo imóvel pode ser feita de várias maneiras: à vista, parcelada junto a uma instituição bancária, diretamente com a construtora… entre outras opções. E para facilitar o pagamento, diminuindo o valor das parcelas na compra, é possível também dar um imóvel usado como entrada. 

Mas você sabe quais são as regras para utilizar esse recurso ou quando isso pode ser feito? Caso não, este texto é para você. Aqui vamos tirar as possíveis dúvidas em torno deste assunto. Confira abaixo e descubra tudo o que você precisa saber. 

Quais as vantagens de dar um imóvel usado como entrada? 

Esse tipo de procedimento oferece algumas vantagens. A primeira delas, e talvez a principal, é que ao repassar seu imóvel como entrada você não precisará ficar esperando ninguém comprá-lo. Nem precisará enfrentar todo o processo de venda. Ou seja, você acaba usufruindo de mais comodidade e menos burocracia. 

Além disso, até o momento de fechar o negócio e entregar as chaves você poderá continuar morando no imóvel, uma garantia que a venda, quando feita da forma tradicional, não oferece. 

Como funciona esse processo? 

A primeira coisa que você precisa saber é que é possível dar qualquer tipo de imóvel como entrada, não necessariamente precisa ser um imóvel residencial. Na verdade, embora não se encaixe na categoria de imóveul usado, esclarecemos que até mesmo um imóvel na planta pode ser usado para isso. 

Apenas o que acontece é que os residenciais costumam ser os preferidos pelas imobiliárias e construtoras pelo fato de geralmente terem mais liquidez. 

Depois de você sinalizar o seu interesse em fazer esse procedimento, a imobiliária (ou construtora) irá analisar o seu caso para ver se autoriza ou não. Se autorizar, seu imóvel passará por uma avaliação para que o vendedor atribua um valor a ele. 

Ao entrarem em acordo sobre o valor, o objetivo é que o imóvel, com seu valor correspondente, seja usado como entrada, e o restante do dinheiro a ser dado pelo novo imóvel será pago através de um financiamento comum

Quanto à legalidade desse tipo de negócio, não há com o que se preocupar. Ele é previsto em lei, e ainda oferece um benefício com relação aos impostos. Por ter regras de transação específicas, você acaba pagando menos Imposto de Renda.

Quais cuidados tomar ao dar um imóvel usado como entrada? 

Algo que você deve saber antes de tomar esse tipo de decisão, caso ainda não tenha se atentado para isso, é que o valor que você irá conseguir pelo seu antigo imóvel, ao repassá-lo para a imobiliária, provavelmente será menor que o valor dele de mercado. 

Afinal, haverá o desconto da comissão, e o lucro da revenda também será calculado. De qualquer forma, antes de finalizar o processo é fundamental se informar sobre todos os pormenores do seu caso. Só assim você poderá fechar um negócio com segurança

Gostou de saber sobre este assunto? Deseja ler mais textos que falem sobre compra e venda de imóveis? Se sim, continue nos acompanhando por aqui! Além disso, você pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão. Ou clicar aqui para conhecer nossos empreendimentos. Aproveite!  

Busca no Blog

CONFIRA NOSSOS EMPREENDIMENTOS

Empreendimentos