Blog

06/04/2021

Horta em apartamento: 3 dicas para ter a sua

Esqueça a ideia de que para ter uma horta em casa é necessário ter um quintal ou muito espaço. Saiba que, se você mora em um apartamento, é possível sim ter uma horta e desfrutar de temperos frescos todos os dias. Apenas, claro, o tamanho e o tipo da horta terá que se adequar ao ambiente. Porém, com alguns cuidados, não tem porque não ter uma para chamar de sua.

Então, se você deseja saber o que precisa fazer para ter uma horta em apartamento, é só continuar com a gente e conferir as nossas dicas. 

1. Escolha um bom lugar para a sua horta 

Toda planta precisa de luz para se desenvolver, afinal, a absorção de luz solar é parte fundamental do processo de fotossíntese. No entanto, algumas precisam receber a luz solar diretamente em suas folhas por algumas horas do dia e outras precisam apenas de um pouco de claridade. 

Por isso, na hora de escolher o lugar para a sua horta em apartamento, se atente à entrada de luz na área considerada. No caso dos temperos e hortaliças, para cultivá-los o ideal é escolher um local da residência que receba sol pleno por pelo menos 4h por dia. Ou seja, que receba a luz do sol diretamente por pelo menos esse período de tempo. 

Sendo assim, ao escolher o lugar da sua horta, leve isso em consideração. Se no seu apartamento tiver varanda, por exemplo, é provável que esse seja o melhor local para ela. 

2. Opte por plantas que se adequem bem ao ambiente 

Outra boa dica para a horta é optar por temperos, hortaliças e ervas que se adaptem bem ao clima e à incidência de luz do local no qual a horta ficará. Dessa forma, você terá a garantia de poder proporcionar as condições ambientais adequadas para sua horta em apartamento se desenvolver bem.

Portanto, busque selecionar entre as ervas e temperos que você gosta de comer aqueles que costumam se desenvolver bem no clima da sua região e que provavelmente não terão problemas para crescer dentro do seu apartamento. Entre as boas opções para ser cultivadas em vasos ou espaços pequenos estão: manjericão, alecrim, hortelã, cebolinha, salsa e coentro.

3. Faça a manutenção da sua horta em apartamento

Depois de fazer o plantio da sua horta, para garantir que ela crescerá lindamente é importante fazer a manutenção dela. Além disso, é importante saber que, tanto em relação ao plantio quanto em relação à manutenção, cada planta tem a sua necessidade. 

Por isso, se você busca o máximo de praticidade possível, escolha espécies com necessidades semelhantes de luz, rega e adubação. No mais, opte sempre por vasos com furos para o escoamento da água e prefira uma terra já adubada para fazer o plantio apropriadamente. 

Então, gostou das nossas dicas? Se sim, continue acompanhando o nosso blog! Além disso, você pode assinar nossa newsletter para receber novidades em primeira mão. Para isso basta preencher o formulário abaixo.  

Busca no Blog

Encontre o melhor para a sua família

Empreendimentos