Blog

08/12/2020

Decoração de Natal: como incluir as crianças na organização

O Natal está chegando! E nada melhor do que fazer uma bela decoração de Natal em casa para receber essa data tão especial. Para quem tem filhos pequenos então, essa pode ser uma ótima oportunidade de interagir mais com eles e transformar a organização da decoração em uma ótima brincadeira. 

Quer saber como fazer isso? Então preste atenção às nossas dicas, chame a criançada e aproveite! 

Como as crianças podem participar da organização da decoração de Natal? 

O período natalino costuma ser muito atrativo para as crianças. A troca de presentes, as músicas, as luzes coloridas… Todos esses elementos podem ser bastante interessantes para os pequenos. Por isso, é bem provável que seus filhos gostem da ideia de poder participar do momento de decoração da residência.

Além disso, essa também é uma ótima oportunidade de ensiná-los proatividade e organização. Assim como de estimular a criatividade deles.

1. Inclua-as no planejamento

Se você deseja envolver as crianças nos preparativos para a decoração de Natal, por que não fazer isso desde o início? Ou seja, porque não incluí-las no planejamento da decoração? Você pode fazer isso, reunindo-as e pedindo sugestões. Perguntando o que elas acham que pode ficar legal na decoração e se elas têm ideias para sugerir.

Dessa forma, você estimula a criatividade dos pequenos e os envolve desde o início no projeto. Fazendo, também, com que eles se sintam mais incluídos em tudo. 

2. Faça alguns DIY com elas

Por mais que comprar enfeites prontos poupe tempo e trabalho, produzir alguns pode ser uma ótima forma de personalizar a decoração. Além, claro, de ser a oportunidade perfeita para trabalhar as habilidades manuais da criançada. 

Sendo assim, pesquise por DIY natalinos e veja quais deles você poderá fazer juntamente com os pequenos. Depois disso, os chame para a brincadeira! Provavelmente, eles não só amarão participar como também amarão ver seus enfeites expostos em casa depois. 

3. Peça para elas ajudarem na montagem da decoração

Chegou o momento de montar a decoração! Esta também é uma ocasião que apresenta várias oportunidades de incluir a participação das crianças. Por exemplo, elas podem ajudar a pendurar os enfeites na árvore de Natal. Ou ainda, ajudar a montar outros enfeites da casa que não requerem o manuseio de nenhum material perigoso. 

Durante esse processo, você ainda pode aproveitar para pedir as opiniões dos pequenos em algumas coisas. Isso fará com que eles se sintam considerados e estimulados a participar mais. 

4. Peça para elas ajudarem a desmontar a decoração

Depois de passado o período natalino, é chegado o momento de desmontar a decoração e reorganizar o lar. E neste ponto do processo, também é importante a participação da criançada. Afinal, é fundamental aprender não só a participar da brincadeira como também a organizar tudo depois. 

Ao fazer isso você estará trabalhando mais a questão da disciplina com eles. Sendo assim, não perca essa oportunidade!

Então, gostou das nossas dicas? Deseja ler mais textos como esse? Se sim, continue nos acompanhando por aqui. Clicando aqui, por exemplo, você poderá conferir três dicas de atividades para fazer com as as crianças em casa. Além disso, você pode preencher o formulário abaixo para receber nossas novidades em primeira mão. Aproveite!   

Busca no Blog

Encontre o melhor para a sua família

Empreendimentos