Blog

19/05/2020

Sala de estar e jantar no mesmo ambiente: dicas para decorar

Ter a sala de estar e jantar no mesmo ambiente pode trazer algumas vantagens, como aumentar a sensação de amplitude no espaço. Por isso, não é de estranhar que a integração desses cômodos esteja se tornando cada vez mais comum. 

No entanto, também é comum que, ao chegar o momento de decorar esses dois ambientes no mesmo local, dúvidas comecem a surgir. Afinal, como integrá-los de maneira harmônica? Para te responder isso trouxemos aqui algumas dicas. Confira! 

Foto por Envato
Foto por Envato

1. Harmonize sala de estar e jantar no mesmo ambiente 

Você não precisa colocar exatamente o mesmo tipo de decoração nesses dois espaços, mas é importante que eles conversem. Ou seja, que a decoração presente em um combine e se equilibre com a decoração presente no outro. Estamos falando de espaços integrados, logo não é interessante quebrar essa continuidade de maneira abrupta.  

Sendo assim, recomendamos que você abrace a integração e a use ao seu favor. Como? Distinguindo cada cômodo sem deixar que um destoe do outro. Uma boa maneira de fazer isso é utilizando cores diferentes em cada um porém seguindo uma mesma linha. 

Além disso, a integração pode ser valorizada pelo uso de um mesmo revestimento no piso ou de um mesmo papel de parede. Nesses casos, a distinção dos cômodos pode ser feita através de móveis ou objetos decorativos, como tapetes. 

Foto por Envato
Foto por Envato

2. Utilize um mobiliário adequado

Geralmente, quando se tem dois cômodos em um mesmo ambiente, o espaço disponível em cada um deles tende a ser menor. Inclusive, esse é um recurso muito utilizado em lares mais compactos. Logo, deve-se ter mais cuidado com a escolha dos móveis para não perder muito espaço de circulação. 

Então, antes de comprar os móveis para a sua sala de estar e jantar no mesmo ambiente, verifique se eles tem as medidas apropriadas para não deixar os cômodos com o aspecto de abarrotados. Use móveis que caibam no espaço e que permitam a circulação tranquila dos moradores no local. Para não ter erro, tire todas as medidas que precisar.

Uma boa dica para quem deseja deixar a sala de jantar com um visual mais moderno e clean é, no caso da mesa escolhida ser retangular, usar um banco no lugar das cadeiras em pelo menos um dos lados da mesa. Isso não só deixará o ambiente mais despojado como poderá trazer mais conforto visual, por causa da ausência de encosto. 

Foto por Envato
Foto por Envato

3. Pense na iluminação da sala de estar e jantar no mesmo ambiente

Uma boa iluminação faz toda diferença. Portanto, pense em onde e como você quer que a iluminação funcione na sala de estar e jantar no mesmo ambiente. Deseja trazer mais aconchego? Então que tal investir nas luzes amareladas? Spots e luminárias também são ótimas opções para proporcionar uma boa iluminação nesses locais.

Entretanto, cuidado com o uso de lustres. Evite usá-los nos dois cômodos para não sobrecarregar o espaço. Se quiser utilizar um, dê preferência à sala de jantar. 

Gostou das nossas dicas para decorar sala de estar e jantar no mesmo ambiente? Quer ler mais textos como esse? Então continue nos acompanhando por aqui! Você também pode preencher o formulário abaixo e receber nossas novidades em primeira mão!    

Busca no Blog

Encontre o melhor para a sua família

Empreendimentos