Blog

18/02/2020

Como manter a casa em ordem? 4 atitudes simples e práticas

Quem não gosta de ter a casa sempre linda e arrumada? Mas a verdade é que manter a casa em ordem nem sempre é tão fácil. Mesmo quem conta com um profissional para cuidar desses serviços pode ter alguns problemas no cotidiano se a configuração da moradia não favorecer a organização.  

Afinal, a organização do lar também interfere na rotina dos seus moradores. Então, foi pensando nisso que decidimos trazer aqui quatro dicas simples de como lidar com a organização do seu lar e ter sempre aquele ambiente que favorece a paz de espírito. Quer saber que dicas são essas? Confira! 


1. Cuidado com a acumulação

Lembrancinhas, boletos antigos, objetos e roupas que você não usa mais… Se não tomarmos cuidado é muito fácil acumular um mundo de coisas que só ocuparão espaço e atrapalharão a organização do lar. Portanto, não tenha medo do desapego. Abra mão daquilo que não tem utilidade ou que você não faz questão de manter na sua vida.

Evitar o acúmulo não só ajudará a manter a casa em ordem como pode influenciar em aspectos do seu cotidiano. Sem excessos nos cômodos deve haver mais espaço disponível e, consequentemente, organização no lar.  


2. Deixe o que você mais utiliza por perto

Não dá para manter a casa em ordem se ela não for organizada de maneira prática. Ou seja, se a disposição de cada coisa não estiver de acordo com a rotina dos seus moradores encontrá-las no dia a dia pode se tornar complicado.

Sendo assim, opte por deixar tudo o que você utiliza com frequência em lugares de fácil acesso. Desse modo, além de ficar fácil retirar um objeto de lugar, ficará fácil colocá-lo de volta também. 


3. Estabeleça uma rotina

Uma atitude que irá te ajudar a não só manter a casa em ordem como também a organizar o seu cotidiano de maneira direta é estabelecer uma rotina. Ou seja, você pode criar alguns hábitos como, por exemplo, colocar seus sapatos sempre no mesmo lugar ao chegar em casa, ou anotar as atividades que você deverá cumprir no dia seguinte.

Essas são ações aparentemente muito simples, mas que podem fazer uma grande diferença. Conseguir manter uma rotina de bons hábitos melhora a nossa qualidade de vida e ajudar a organizar nosso tempo e nossa mente.

Além disso, se você usar a organização para não permitir que suas tarefas se acumulem, sobrará mais tempo para você realizar atividades que te dão prazer. Logo, não é só sobre manter a casa em ordem. É manter a casa em ordem e, consequentemente ou simultaneamente, organizar o tempo e outras áreas da sua vida. 


4. Tente não procrastinar 

Sabemos que a procrastinação é uma vilã na vida de muita gente exatamente porque se livrar dela não é tão fácil, mas você pode tentar ir fazendo isso aos poucos. Uma boa tática no quesito organização é sempre que for sair de um cômodo levar com você algo que não pertence a ele. 

Além disso, utilize um cronômetro para determinar o tempo de realizar algumas tarefas. Essa medida pode te ajudar a combater a procrastinação. 

Gostou dessas dicas? Então que tal conhecer os outros textos disponíveis em nosso blog? Além disso, você pode aproveitar para assinar a newsletter abaixo e receber nossas novidades em primeira mão!


Busca no Blog

Encontre o melhor para a sua família

Empreendimentos