Blog

18/11/2019

Decoração vintage: aprenda como adotar o estilo de forma moderna

Além de estilosa, a decoração vintage pode trazer personalidade e história aos ambientes do seu lar. Mas ao incluir itens retrô em um espaço, é preciso tomar cuidado para não pesar a mão e deixar o ambiente datado.

Então, para te ajudar a conseguir incrementar a decoração vintage sem pesar nos ambientes, selecionamos algumas dicas simples que irão guiar o uso das peças. Confira quais são elas e deixe a sua casa estilosa na medida certa!


Tem diferença entre vintage e retrô?

Tem. No primeiro caso, o uso se resume às peças antigas, que foram garimpadas em antiquários ou “resgatadas” da casa de algum parente. Já o segundo refere-se aos móveis comprados em lojas comuns que fazem alusão aos móveis antigos. 


Como utilizar móveis vintage na decoração

Usar o estilo vintage na decoração requer, primeiramente, um ótimo olho para garimpar. Nesse sentido, uma boa opção para começar é buscando na casa de parentes. A outra alternativa é pesquisar em antiquários. Você provavelmente irá procurar bastante, mas é possível conseguir peças incríveis por bons preços. 


Dica: se for usar mais de um item, escolha uma época específica para não misturar as referências. 


Passada essa etapa, está na hora de incorporar ao ambiente o móvel ou objeto que você adquiriu. Para começar, saiba que os móveis são as peças principais de uma decoração. Já os itens decorativos servem como complemento.

Portanto, caso você opte pelo uso de um mobiliário vintage, o ideal é que o resto do ambiente fique o mais leve possível. Isso dará destaque à peça sem carregar o espaço. 


Decorando a sala

Para as salas de estar ou jantar, mesa, cadeiras, abajures ou mesas de centro, podem te ajudar a remeter a uma determinada época. Além disso, retratos, relógios e arranjos também contribuem para deixar um ambiente com ar nostálgico. 


Decoração vintage no quarto

No quarto esse estilo cabe como uma luva. Afinal, a temática é perfeita para dar personalidade e aconchego a esse cômodo. Logo, se você quiser saber qual época usar como referência, saiba que os anos 20 pode resultar em um visual bem interessante. 

A paleta de cores suave em contraste com molduras de quadro trabalhadas em madeira, além de uma iluminação indireta, dão todo o charme da época. 


Cozinha vintage

Uma boa base para decorar sua cozinha é o estilo utilizado nos anos 50, que remetem aos restaurantes americanos dessa década. 

Aqui dá para utilizar revestimentos coloridos nos móveis e nas paredes. Um balcão americano, com banquinhos de cores complementares, pode ser usado no mobiliário para servir as refeições. 

Além disso, caso queira, você ainda tem a possibilidade de usar uma geladeira retrô para ambientar ainda mais o cômodo.


Dá pra utilizar decoração vintage no banheiro?

Claro! Uma boa dica para este é investir em papéis de parede florais, ou que remetam ao estilo vitoriano, além de usar e abusar de molduras ou até mesmo revestir alguma das paredes com boiserie

Escolha uma paleta de cores neutra e, de preferência, em tons claros. Se quiser utilizar cores, aposte nos tons pastel.

Pronto para deixar sua casa com ar nostálgico? Esperamos que sim! Se você gostou desse artigo, confira os outros posts de nosso blog!

Busca no Blog

CONFIRA NOSSOS EMPREENDIMENTOS

Empreendimentos