Blog

03/09/2019

Como escolher a cor dos móveis: confira 5 estratégias simples e práticas

Se você não sabe como escolher a cor dos móveis de seu apartamento, saiba que essa indecisão é mais comum do que você imagina. Afinal, os revestimentos dos móveis são peças fundamentais para escolher soluções de harmonização em qualquer ambiente. 

Por isso, é preciso escolher com cuidado. Todavia, é possível escolher tons que ficam ótimos quando estão dispostos em um mesmo local com estratégias bastante simples, que inclusive são utilizadas por designers de interiores e arquitetos. 

Quer saber quais são elas? Então confira as dicas que listamos de como escolher a cor dos móveis para te ajudar nessa tarefa. Confira!


Ambientes reduzidos pedem tons claros

Se os cômodos da sua casa são pequenos, o ideal é que, ao escolher a cor dos móveis, você opte por tonalidades mais neutras e claras, como branco, bege e cinza. Dessa forma, você consegue aumentar a sensação de amplitude do espaço. 

Além disso, uma grande vantagem de se trabalhar com tons neutros é o fato de eles serem super versáteis. Por conta disso, eles facilitam mudanças na decoração que fazem toda a diferença apenas trocando elementos decorativos.


Use cores, mas nem tanto

As cores são fundamentais para dar vida e personalidade aos ambientes da sua casa. Entretanto, você precisa saber onde utilizá-las para não transformar o espaço em um chamariz sem fundamento. Muitos projetos conseguem trazer as cores para o mobiliário, mas o ideal é que isso seja feito com parcimônia. 

Dito isso, o ideal é que você aposte nas cores em partes estratégicas do móvel, como por exemplo em uma ou duas portas do seu armário de cozinha. Aquela gaveta ou porta de correr do rack também ficará linda com uma tonalidade diferente. Você vai ver que elas darão outra cara ao móvel sem pesar o ambiente.


Aposte em tons amadeirados

Os tons amadeirados nunca ficaram over, mas ultimamente têm ganhado bastante espaço nos projetos de ambientes modernos. Afinal, eles trazem a sensação de calmaria e aconchego ao ambiente e são lindos! Você pode utilizá-los na bancada de sua cozinha, em alguns dos balcões, na mesa de jantar… 

Pode apostar sem medo! Eles caem super bem em diferentes tonalidades entre si, como as madeiras mais claras e escuras, mas também casam muito bem com as tonalidades neutras que já mencionamos. As opções são diversas!


Cuidado ao usar cores “tendência”

Apesar de geralmente serem lindas, as cores que ganham destaque no ano devem ser utilizadas com cautela na escolha dos móveis. Afinal, móveis planejados são bens bastante duráveis, já as tendências tendem a ser passageiras. 

Portanto, para evitar gastos desnecessários com mobília ou reforma de móveis, o indicado é que essas cores harmonizem com tons neutros. 

Dito isso, o que você pode fazer para utilizar as tendências de cores em casa, caso goste, é utilizá-la em objetos de decoração como vasos, almofadas, tapetes e outros itens que possam ser removidos posteriormente sem quebrar nada.

Caso realmente queira que elas estejam presentes no móvel, adicione em um detalhe ou outro. Assim, fica mais fácil mudar depois.


O piso também faz parte da decoração

Não esqueça que o piso também precisa casar com a decoração da sua casa! As opções de revestimento são várias, que vão desde o cimento queimado até os pisos vinílicos ou laminados. Para combiná-lo com o mobiliário, deve-se ficar atento ao conjunto para que o ambiente fique harmônico.

Com essas dicas, com certeza escolher a cor dos móveis da sua casa ficará mais fácil. No mais, para receber mais dicas e sugestões como esta, assine nossa newsletter e acompanhe as novidades da Contemporânea!



Busca no Blog

Encontre o melhor para a sua família

Empreendimentos