Blog

03/09/2019

Aprenda como aproveitar ambientes de casa para ganhar espaço

Por mais espaço que se tenha em uma casa, sempre é possível faltar, principalmente quando há crianças. Por isso, é interessante pensar em estratégias de otimização de espaço para que seu lar não se transforme em uma bagunça generalizada. Afinal, a organização é importante não só para o bem estar da família, como também para o desenvolvimento de seus filhos. 

Por isso, listamos algumas dicas simples de aproveitamento de espaço para não só deixar tudo organizado como também ganhar área útil. Consequentemente, ficará mais fácil tanto investir em elementos de decoração para embelezar sua casa quanto. Além disso, seus filhos poderão brincar à vontade. Confira!


Planejamento é fundamental

A primeira dica para aproveitar melhor os espaços de seu imóvel é se planejar. Pense na disposição de tudo que entrará na casa e de que forma cada objeto ficará disposto no ambiente onde se quer depositá-lo. Para facilitar esse processo, separamos as dicas por cômodos:


Sala de estar

Uma estante é realmente necessária em sua casa? Caso não haja necessidade para tanto, aposte em racks e utilize a TV na parede. Caso você queira incrementar a decoração no espaço, opte por instalar nichos ou prateleiras, além de aproveitar a superfície do rack. 

Além disso, analise se uma mesa de centro pode ser colocada no ambiente sem alterar sua mobilidade. Caso isso aconteça, dispense-a. Você verá que, dessa forma, é possível conseguir criar um ambiente aconchegante com poucos itens.


Cozinha

Os melhores aliados nas cozinhas são, sem dúvidas, os armários planejados. Afinal, eles organizam panelas, louças e demais itens utilizados no cômodo. Além dele, entretanto, pode ser interessante integrar a cozinha com a sala de jantar através de uma cozinha americana. Afinal,o balcão que separa os ambientes também servirá para refeições rápidas ou espaço extra para receber visitas.


Banheiro

Em banheiros menores, como o de suítes, utilizar gabinetes planejados é a melhor solução para aproveitar o máximo de espaço. Porém, como fazer isso? Bom, o ideal é que sejam evitados gaveteiros para não perder área útil. Os nichos e prateleiras, portanto, podem ser bastante úteis para agregar espaço ao ambiente.


Quarto

Em relação ao quarto, uma solução óbvia mas importante para ganhar espaço é aderir ao guarda-roupa planejado. Você também pode optar por uma cabeceira de cama que agregue nichos, prateleiras e um espaço para por abajures. 

Além disso, para ganhar o máximo de conforto, pode-se criar um cantinho de estudos que tem base para uma cama em cima, no quarto das crianças. Isso não tira espaço do ambiente e ainda dá um charme todo especial ao cantinho dos filhos.

Embutir a cama no armário, por fim, é uma outra forma de ganhar espaço e aproveitar todos os cantos disponíveis. Ainda assim, será possível manter o ambiente bonito e super confortável para dormir.


Varanda

No caso das varandas, mesmo que ela seja pequena, é possível aproveitar o espaço e transformá-lo em uma área de convívio. Providencie um jardim vertical, dois ou três banquinhos, um mesanino e um balcão para preparo de alimentos. Com pouco, é possível deixar o espaço aconchegante para receber amigos e familiares nos finais de semana.

Conseguiu visualizar essas dicas em seu apartamento? Conta pra gente o que você achou nos comentários! Além disso, não deixe de assinar nossa newsletter para conferir todas as novidades da Contemporânea!


Busca no Blog

Encontre o melhor para a sua família

Empreendimentos